By Alex Martinho | Guitarra
Uma das dúvidas mais comuns entre guitarristas, principalmente os mais iniciantes, é sobre qual o calibre ideal de cordas para colocar em suas guitarras.
Como ocorre com muitos assuntos relativos aos universo musical, a resposta é: DEPENDE.
Vou trazer abaixo uma análise resumida baseada nos meus mais de 25 anos como guitarrista profissional e professor de guitarra. Vamos nessa!
É bem simples essa explicação.
Quanto mais fina a corda, mais “macia” e fácil de tocar no que se refere, principalmente, à técnica de “bending” (puxar a corda da guitarra para cima ou para baixo para se alcançar uma nota mais a frente, como ensino nesse video).
Por outro lado, cordas mais finas tem um timbre mais “magro” e com menos volume e pressão sonora. Além disso, normalmente arrebentam com mais facilidade.
Quanto mais grossa a corda, mais “corpo” tem o som.
Por outro lado, cordas muito grossas podem dificultar ou até inviabilizar certas técnicas como o já citado “bending”.
O calibre mais alto que te permita executar todas as técnicas que pretende utilizar!
Resumindo: é uma questão de se encontrar o equilíbrio entre tocabilidade e timbre.
Se você está começando e a mão ainda não tem muita força, não há problema algum em usar o calibre mais fino disponível no mercado, que é o 008. Inclusive eu recomendo dessa forma na maioria dos casos.
Se você conseguir já começar com o calibre 009 sem grandes dificuldades técnicas, ótimo!
Eu não aconselharia a ninguém iniciar “do zero” com um encordoamento 010 – certamente vai dificultar bastante sem necessidade, em um começo no instrumento que normalmente já tem vários desafios.
Tem muita gente que nunca chega a usar 010, mesmo depois de muitos anos como guitarrista, e não há problema algum nisso!
Cordas de calibre acima de 010 são mais usadas por guitarristas de blues e jazz, por esses normalmente utilizarem menos efeitos e mais o som limpo da guitarra.
Quanto menos efeitos e distorção, mais evidente fica a diferença de timbre entre os diferentes calibres de cordas.
Por utilizarem muito pouco (ou nunca) os “bendings”, guitarristas de jazz mais puristas e tradicionais usam normalmente calibres sempre acima de 010, chegando em alguns casos até o 013.
Não! Cada guitarra vai responder de um jeito.
Duas guitarras diferentes, dependendo de vários fatores técnicos como tamanho da escala, tamanho do braço e tipo de ponte, podem ficar mais ou menos macias e confortáveis de tocar com um mesmo calibre de encordoamento.
Normalmente guitarras com ponte fixa vão ficar mais macias com um encordoamento de calibre mais grosso, comparativamente à uma guitarra com ponte flutuante.
É totalmente normal você ter uma guitarra com 010 e outra de um modelo diferente com 009 e ambas ficarem com a mesma sensação de tocabilidade.
Comecei com 008 e depois de um ano passei para 009.
Já usei (na época que estudei no GIT, entre 1991 e 1992) a medida “0085” (ou “oito e meio”, que nunca encontrei disponível aqui no Brasil mas é comum nos EUA).
Hoje eu uso, dependendo da guitarra, encordoamento 0095 (“nove e meio”) ou encordoamento 010, sempre da marca NIG.
Se você está iniciando use calibres mais finos, principalmente se deseja tocar em estilos com muitos bendings como o blues e o rock.
Quanto mais distorção você usar, menos vai perceber a diferença de timbre entre cordas mais finas ou mais grossas.
De toda forma, use a corda mais grossa que ainda te permita tocar as suas técnicas sem “se matar” de esforço.
Se você toca com som mais limpo, principalmente em estilos relacionados ao Jazz, é altamente desejável utilizar encordoamentos de calibre grosso, no mínimo 010.
Teste, experimente bastante e descubra você mesmo o seu encordoamento ideal! É totalmente pessoal, cada um vai ter o seu resultado.
Se descobrir que um encordoamento 008 é o melhor para você, é isso ai, use sem vergonha. Não ligue para opiniões externas.
Um ótimo som sempre e até a próxima!
Se você curtiu o conteúdo dessa aula não deixe de conhecer meu curso online completo GUITARRA SOLO MELÓDICA, clicando AQUI. Venha ser meu aluno hoje mesmo!
Alex se formou com “honors” (méritos) pelo renomado Musicians Institute da California (EUA) em 1992. Já teve milhares de alunos ao longo de mais de 25 anos ensinando música, e em 2008 fundou sua própria escola, a Música Moderna, hoje uma das mais importantes do RJ. É um dos músicos mais conceituados do Brasil, com uma carreira de sucesso que inclui 5 CDs e 3 DVDs lançados, inúmeras colaborações em revistas especializadas (incluindo matérias e fotos de capa), já acompanhou artistas por todo o país e tem apoio de grandes marcas de equipamentos como Tagima, NIG, Santo Angelo, Albion e Sergio Rosar. É autor de diversos cursos online, tanto de guitarra quanto de teoria musical.
A sessão expirou
Acesse novamente. A página de login será aberta em uma nova janela. Depois de logar você pode fechá-la e voltar a esta página.
Eu sempre utilizei encordoamento 0.9, porém passei a usar guitarras no modelo SG, então usei 0.10 e 0.11. Muito bom! A guitarra bem regulada, na altura certa, fica ótima. Pra mim é uma questão de se acostumar. Quanto ao som com drive, distorção, surtiu diferença sim, um som mais grave, “gordo”, neste caso numa SG, timbre típico desta. Numa Les Paul deve ficar jóia também!
Sim, o som vai sempre ficar mais gordo com cordas mais grossas, é isso ai!
Olá, é verdade que cordas 09 não fica legal em escalas 24.75, les pauls e modelos do tipo?
Pensei em por 009 mas fiquei na dúvida, pois ouvi dizer que era melhor 010 e 09 só em strato por ter escala maior.
Olá Iago! Embora a mais usada seja 010, nada impede de você colocar 009 em uma Les Paul. Eu já usei, e conheço outros guitarristas profissionais que já usaram. É questão de gosto pessoal, não há problema ou impedimento algum em usar. Se a 010 está muito dura para você, vale a pena testar a 009, independentemente da guitarra.
Ola eu uso cordas 011 de uma marca boa D’Addario da linha medium para uma afinção padrão elas ficarima muito tensionadas e muito pesadas, nesse caso eu uso a afinção CFA#D#CG e meu instrumento está todo regulado para recber essa tensão de corda, existe algum problema em eu deixar nessa afinação com esse calibre?
Olá Felipe! O instrumento estando devidamente regulado para essa tensão não há problema algum, pode ficar tranquilo. Abraço e bons sons!