Menu

Escalas pentatônicas na guitarra – domine as digitações no braço inteiro

By Alex Martinho | Aulas de Guitarra

jul 24

Nessa aula eu trago minha metodologia simplificada para dominar tanto as digitações convencionais quanto as estendidas de uma das escalas mais usadas em todo o mundo – a PENTATÔNICA.

1) Introdução

As escalas pentatônicas são vastamente utilizadas em todos os estilos musicais, e embora tenham uma estrutura bem simples – com apenas 5 notas – seu domínio é fundamental para criarmos diversos solos e melodias.

As pentatônicas se originam das escalas diatônicas, tanto maiores como menores.

Nessa aula, o objetivo é você aprender todos os principais desenhos de escalas pentatônicas ao longo do braço.

Assista ao vídeo da aula, acima, onde eu além de demonstrar os desenhos de pentatônica dou várias dicas de visualização e correlaciono esses desenhos de pentatônica com o sistema CAGED que ensinei na aula passada.

Para entender toda a teoria musical por trás da escala pentatônica, não deixe de conferir o meu curso completo TEORIA E HARMONIA EM 11 AULAS clicando AQUI.

2) As 5 digitações de pentatônica tradicionais

Existem cinco digitações possíveis para a escala pentatônica, começando por cada uma das cinco notas da escala.

Vamos a elas, abaixo:

  • DESENHO DE PENTATÔNICA 1

Escala pentatonica - digitação desenho 1

  • DESENHO DE PENTATÔNICA 2

Escala pentatonica - digitação desenho 2

  • DESENHO DE PENTATÔNICA 3

Escala pentatonica - digitação desenho 3

  • DESENHO DE PENTATÔNICA 4

Escala pentatonica - digitação desenho 4

  • DESENHO DE PENTATÔNICA 5

Escala pentatonica - digitação desenho 5

LEGENDA:

Legenda - Pentatônicas

3) As duas digitações de pentatônica extendidas

Existem duas digitações de pentatônica “estendidas” horizontalmente ao longo do braço, aproveitando apenas os trechos mais confortáveis dos cinco desenhos tradicionais.

Essas digitações são verdadeiros “atalhos” e o seu domínio, juntamente com o uso das digitações tradicionais 1 e 4, permite uma maneira bastante facilitada e funcional de usarmos pentatônicas ao longo de todo o braço do instrumento, em qualquer tonalidade.

Confira minha explicação detalhada no vídeo dessa aula, acima!

  • DIGITAÇÃO PENTATÔNICA ESTENDIDA 1

Escala pentatonica - digitação estendida desenho 1

O desenho de pentatônica estendida 1 se espalha em torno do desenho de pentatônica tradicional 1, se iniciando no desenho tradicional anterior (5) e pegando ainda notas dos desenhos posteriores (2 e 3).

– Sugestão de digitação pentatônica (estendida 1) no tom de Am:

Escala pentatonica - digitação estendida desenho 1 - tom Am

  • DIGITAÇÃO PENTATÔNICA ESTENDIDA 2

Escala pentatonica - digitação estendida desenho 2

O desenho de pentatônica estendida 2 se espalha em torno do desenho de pentatônica tradicional 4, se iniciando no desenho anterior (3) e pegando ainda notas do desenho posterior 5.

– Sugestão de digitação pentatônica (estendida 2) no tom de Am:

Escala pentatonica - digitação estendida desenho 2 - tom Am

Dicas:

- Utilize apenas os dedos 1 e 3 para tocar todas as notas nos desenhos de pentatônica estendidos, sendo que os slides na ida são sempre com o dedo 3, e na volta sempre com o dedo 1.

- Note que ao final do desenho de pentatônica estendido 1, você pode conectar-se com o desenho de pentatônica tradicional 4, que por sua vez está “dentro” do desenho de pentatônica estendido 2. 
E, ao final do desenho estendido 2, você pode conectar-se de volta ao desenho tradicional 1. 

Assim, com apenas esses 4 desenhos (tradicionais 1 e 4, e estendidos 1 e 2) podemos dominar o braço praticamente inteiro, e em qualquer tonalidade. 

Confira minha demonstração completa no video dessa aula, acima!

Na próxima aula trarei as escalas diatônicas. Bons estudos!

Se você curtiu o conteúdo dessa aula não deixe de conhecer meu curso online completo GUITARRA SOLO MELÓDICA, clicando AQUI. Venha ser meu aluno hoje mesmo! 

Sobre o autor

Alex se formou com “honors” (méritos) pelo renomado Musicians Institute da California (EUA) em 1992. Já teve milhares de alunos ao longo de mais de 25 anos ensinando música, e em 2008 fundou sua própria escola, a Música Moderna, hoje uma das mais importantes do RJ. É um dos músicos mais conceituados do Brasil, com uma carreira de sucesso que inclui 5 CDs e 3 DVDs lançados, inúmeras colaborações em revistas especializadas (incluindo matérias e fotos de capa), já acompanhou artistas por todo o país e tem apoio de grandes marcas de equipamentos como Tagima, NIG, Santo Angelo, Albion e Sergio Rosar. É autor de diversos cursos online, tanto de guitarra quanto de teoria musical.

>

Receba material didático de Alex gratuitamente!